26 de out. de 2010

ANSIEDADE: O MAL DE TODOS OS SÉCULOS

Texto-base: Mateus 6:25-34

INTRODUÇÃO

Ela esteve presente na vida de Eva, na hora da tentação da serpente no Jardim do Éden (Gn 3:4-5); esteve com o povo de Israel no deserto, enquanto Moisés estava no Monte Sinai, e fez o povo erigir o bezerro de ouro (Êx 32:1-4); esteve com o rei Saul, quando sacrificou no lugar do sacerdote Samuel (I Sm 13:8-23); também esteve com Senaqueribe, rei da Assíria quando invadiu Judá (II Rs 18:13-37); Esteve com Nabucodonozor (rei da Babilônia) para a conquista de todos os povos; esteve sempre presente na vida dos líderes dos impérios medos, persas, romano e grego; esteve, também, com o rei Davi quando olhou para Bate-Seba, esposa de Urias (II Sm 11:1-27); esteve mais do que nunca na vida dos discípulos de Jesus, principalmente com Tiago, João, Judas e Pedro.

Ela atravessou todos os séculos e, sempre esteve presente na vida de pensadores, escritores, historiadores, pensadores, escultores, filósofos, sonhadores, revolucionários, governantes e outros no decorrer destes séculos.

Talvez ela esteja presente na sua vida! Sim, você mesmo que está lendo essa mensagem! Quem sabe.

Afinal, de que estou falando? Da A N S I E D A D E


1. O que é Ansiedade?

É uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central conseqüente a interpretação de uma situação de perigo, este, podendo ser físico ou psicológico.

2. Como compreender a Ansiedade?

O nosso Sistema Nervoso Central e a nossa mente necessitam de uma situação de conforto e segurança para usufruir a sensação de repouso e de bem estar. Quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo a este estado, acontece o estado ansioso.

Perda de status, de conforto, de poder econômico, de afetos, amizades, de privilégios, vantagens, de possibilidades de concretizar interesses, de vaidades, são fatores mais do que suficientes em muitos casos para disparar o estado ansioso.

A principal característica psíquica do estado ansioso é uma excitação, uma aceleração do pensamento, como se estivéssemos planejando uma maneira de nos livrar do perigo e da maneira mais rápida possível. “MENTE ACELERADA É MENTE DESEQUILIBRADA”.

Trocando em miúdos, a ansiedade é uma angústia, uma incerteza aflitiva, uma mal que nos destrói pouco a pouco, dia após dia.

Um dos aspectos mais perturbadores da ansiedade é a preocupação com o futuro. Com o que havemos de comer e vestir; com quem nos casaremos; o que seremos, amanhã; que profissão devo escolher e outros.

Soren Kierkegaard disse: “Que é Ansiedade? O dia seguinte”.

O capítulo ainda não escrito de nossa vida é que perturba a maioria de nós. Viver ansiosamente passou a ser considerado uma condição do homem moderno ou um destino comum ao qual todos estamos, de alguma maneira, atrelados.

Desse jeito, o nosso domingo têm apreensão de segunda-feira e a pessoa antes de dormir já pensa em tudo o que terá de fazer quando o dia amanhecer.

PARE UM POUCO! REFLITA NO QUE JESUS NOS ENSINA SOBRE A ANSIEDADE NO TEXTO-BASE DESTA MENSAGEM:

I. NÃO DÊ LUGAR A ANSIEDADE (6:25a)

“Não andeis cuidadosos (ansiosos)...” vem do grego merimnao, forma do verbo MERIZO, que significa “dividir em partes”.

A palavra sugere uma distração, uma preocupação com coisas que causam ansiedade, estresse e pressão.

Jesus lida com a relativa postura de liberdade da ansiedade quanto às necessidades cotidianas, fazendo questão de destacar que toda essa preocupação (ansiedade) é desnecessária (vs. 26, 28-30), infrutífera (v.27) e inadequada (vs. 31,32); porque por mais que estejamos preocupados não poderemos acrescentar ou mudar nenhum momento de nossa vida.

Em outras palavras, Jesus quis mostrar que A ANSIEDADE GERA DESCONFIANÇA NELE.

II. OLHE AS COISAS SIMPLES: Elas sempre nos ensinam algo valioso

2.1. As Aves – “...Não semeiam, não colhem...”

A questão não é que os passarinhos sejam ociosos – um pássaro adulto não fica no seu ninho com o bico aberto – mas que os passarinhos não se preocupam com o que o futuro reserva.

2.2. Os Lírios – “... Nem plantam, nem segam...”
Eles sempre estão belos, mesmo sem “mover uma palha”.

III. DEFINA A PRIORIDADE

Devemos fazer do governo de Deus (o Seu Reino) e do correto relacionamento com Ele (a Sua Justiça) a mais alta prioridade da nossa vida. A preocupação (Ansiedade) é incoerente com esta prioridade.

IV. ELE NOS SATISFARÁ
Deus satisfará todas as necessidades daqueles que arriscam tudo por ele e por seu reino.

V. HOJE É TUDO O QUE TEMOS
O que fazemos hoje está inseparavelmente relacionado com o que acontecerá amanhã.

Uma vez que o nosso “amanhã” último, a vida eterna, esteja seguro, podemos viver sem reservas cada dia. A maioria de nós se preocupa tanto com o futuro que não desfruta o presente. Preocupamo-nos com o que virá e falhamos em experimentar o que É.

As sementes da colheita do amanhã são plantadas hoje. A maneira de as cultivarmos é que determinará a o que colheremos.

Não se esqueça de viver Cristo... hoje. Hoje é tudo o que temos. Deixar pra amanhã pode ser tarde demais.

CONCLUSÃO

Por mais que possamos correr, nos apressar, nos preocupar com tudo, quanto ao nosso futuro, profissão, família, enfim, tudo que diz respeita ao nosso ciclo de vida precisamos compreender a seguinte expressão: “O NOSSO CRESCIMENTO VEM DE DEUS”.

Texto de:
Linaldo Lima
Líder de Jovens
Igreja Batista Missionária El-shaday- Camaragibe